Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro

A ADASCA promove várias campanhas de solidariedade ao longo de todo o ano. Veja quais são as próximas e como pode participar - ou mesmo ajudar.

Contamos consigo!

Mais...

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos, fazendo-se sempre acompanhar do BI e do Cartão de Dador.

Mais...

"Tornar-me sócia da ADASCA foi uma das melhores coisas que já fiz. São uma associação fantástica e fazem um trabalho impressionante na colecta de sangue aqui em Aveiro"

Mónica Santos
Mais...

"Um muito obrigada do fundo do coração à ADASCA por todo o trabalho que fizeram para me conseguirem arranjar um dador."

Susana Vieira, 9 anos
Mais...
29 Nov 2022
Com a nossa persistência senão mesmo teimosia, trazemos a público mais uma edição do Boletim InfoADASCA respeitante ao mês de Dezembro. Já vamos na edição nº. 28 o que para muitos seria um falhanço, pelo menos assim o ouvimos da boca de alguns companheiros de mau grado. Os tais que nem picam, nem deixam picar… entendam. Contém artigos que podem interessar a muitos leitores. Bom seria que os dadores nos enviassem artigos de opinião, foi a pensar nessa possibilidade que este Projecto editorial foi fundado.
28 Nov 2022
Alguém escreveu: “Um amigo é um tesouro”. Num dos livros do escritor Napoleon Hill encontrei esta frase: “ Feliz é a pessoa que aprendeu que o melhor meio de “Receber” é “Dar Primeiro”. Deste lado, quem nos conhece sabe que ao longo destes 16 anos de existência, tudo temos feito para que não falte sangue nos nossos hospitais, por vezes com imensos sacrifícios. Nunca cancelámos uma sessão para a dádiva de sangue. Não banalizamos os acontecimentos. Estamos cada vez mais atentos, ajudam-nos a adquirir mais experiência.
19 Nov 2022
Durante estes 16 anos, não tem sido fácil levar o barco a bom porto. Numa área tão sensível, de interesse público, sendo do conhecimento geral que não pode faltar sangue nos hospitais, por vezes somos invadidos por sentimentos de desmotivação. Ficamos com a percepção que estamos a remar contra a maré. Nunca conseguimos que o Mapa de Brigadas proposto atempadamente pela ADASCA seja aprovado. Somos condicionados, travados e, obrigados a seguir o rumo que nos é imposto… Alguém tem que provar, quem manda aqui sou eu…
19 Nov 2022
Os tempos que se avizinham deixam preocupada a ADASCA, porque pode-se registar uma quebra de dádiva nunca antes registada. Nós, todos nós, temos o dever cívico de fazer a nossa parte para que isso não venha a acontecer. Devemos ter presente na nossa consciência que Aveiro tem um Hospital que necessita de sangue vs componentes sanguíneos todos os dias. Quando se torna necessário recorrer as transfusões para salvar vidas, o sangue deve estar disponível para ser usado de imediato, e não requisitar para chegar mais tarde.
2 Nov 2022
A ADASCA trás mais uma vez a público a edição do seu Boletim InfoADASCA, edição nº. 27 para o mês de Novembro. Procuramos sempre inserir temas vs artigos de interesse público. Desta vez: - Editorial: Obrigado! - Cientistas Comprovam Eficácia de Técnicas Oticas no Diagnóstico Precoce de Cancro, - Crise Energética, - Micróbios: Esses Pobres Seres Mal-Amados - Pequenos e Muito Pouco Stressados.