Está aqui

Agenda

Dia 24 de Julho das 15 às 19 horas no Posto Fixo da ADASCA (Aveiro)

Quarta, Julho 24, 2024

JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE é o Lema da ADASCA para 2024

Deixe-se levar pelo coração
O Sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste. Contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980, além do mais a idade já não permite…

É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… parece estranho. Não fique indiferente.

Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional. Determinada pessoa dizia-se junto da nossa exposição: “Nunca procurei saber se reunia condições para doar sangue. Quando necessitei de fazer um transplante foram-se administradas sei lá quantas unidades de sangue e plasma…”. O reconhecimento público aos dadores devia ser mais abrangente. Os bons exemplos que se praticam nesta área em alguns países, cá não se aplicam, evita-se de se falar neles. Sabemos porquê.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro ligando para 964 470 432.

RESERVAS EM BAIXO

O IPST informa que “as reservas dos grupos sanguíneos A positivo, A negativo, O positivo e O negativo estão abaixo do desejável, pelo que pedimos a todos dadores dos grupos acima mencionados que estejam em condições de fazerem uma dádiva de sangue que o façam com a maior brevidade”.

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/