Está aqui

Notícias

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 26, OUTUBRO 2022

A edição nº. 26 do Boletim InfoADASCA alusivo a Outubro, é quase toda preenchida com artigos cujos autores são professores universitários, pelo que a terminologia usada é mais difícil para o comum do leitor.

Quanto ao editorial, faço questão de trazer de novo ao conhecimento dos dadores e restantes leitores, um assunto sério, relacionado com os apoios financeiros atribuídos pelo IPST a duas estruturas, ambas causadoras e motivadoras da desunião que se vive entre as associações de dadores de sangue, quando estas apregoam a solidariedade a quem faz questão de aderir dádiva de sangue. Pregam o que praticam ou praticam o que pregam? A solidariedade está ou não no sangue como chegou a ser lema de diversas campanhas em prol da dádiva há uns anos?

Apregoar a solidariedade e não a praticar não deixa de ser surreal. O comportamento dos tais enquadram-se com o que está escrito em 1 Coríntios 1:12: “Refiro-me ao facto de um de vós afirmar: “Eu sou de Paulo”; enquanto o outro declara: “Eu sou de Apolo”; e outro: “Eu sou de Pedro”; e outro ainda: “Eu sou de Cristo!”, versão de João Ferreira de Almeida actualizada.

A minha opinião vai no sentido de acabar com tais apoios financeiros, enquanto ambas não se entenderem, e desse entendimento sair apenas uma estrutura, com órgãos directivos eleitos através dum acto eleitoral de três em três anos.

Sempre que a ADASCA pede aumento do apoio financeiro ao IPST, é-nos dito: “Não temos verbas, não temos dinheiro”. Então em que é que ficamos?…

Termino com o que afirmava Montesquieu: «Os interesses particulares fazem esquecer facilmente os interesses públicos» L’Esprit des Lois.

Este é o País em que vivo, a sociedade de que faço parte! Tenho que acreditar vs aceitar que sim. O Estado somos todos nós? Não quero fazer parte deste estado de coisas e de interesses. O cenário que antevemos é de desespero, futuro incerto e angustiante.

Tenham uma boa leitura.

Joaquim Carlos

PDF: 
PDF icon Boletim-InfoADASCA-N26_2022-versao_online.pdf