Como vem sendo hábito, procuramos disponibilizar a edição do Boletim InfoADASCA no primeiro dia de cada mês, a prova está aqui com a edição nº. 49 para Setembro.
Para a capa trazemos de novo o tema sobre como “Doar Medula Óssea: A Magia de Salvar uma Vida”, com o propósito de ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Quantas mais inscrições para potenciais dadores nesta área existirem no CEDACE, mais fácil se torna localizar dadores compatíveis para salvar a vida de quem está em lista de espera.
Sou certamente suspeito em afirmar que os restantes artigos, que preenchem o referido Boletim são de interesse público, pois a responsabilidade da sua selecção recai sobre a minha decisão.
“A capacidade de produzir textos escritos constitui, hoje, uma exigência generalizada da vida em sociedade. Não se pede apenas a alguns a tarefa de produção textual; pelo contrário, a sociedade actual reforça cada vez mais a necessidade de os seus membros demonstrarem capacidades de escrita, mas segundo um leque alargado de géneros. A Língua Portuguesa, como se pode depreender, é uma disciplina específica e ao mesmo tempo transversal. O domínio da escrita é uma conquista de alcance notável e imprescindível para o desenvolvimento pessoal e social de todos os indivíduos, (…)” Repositório Comum.
De acordo com o que nos é dado saber, a ADASCA é a única Associação de Dadores de Sangue do País com um Projecto Editorial. Não é tarefa fácil, fazer dum Boletim com apenas 4 páginas, um meio de esclarecimento, formação e divulgação sobre a temática da dádiva de sangue. Sabemos o que cremos, que caminho devemos percorrer para cumprir com a nossa missão.
Os apoios, andam pelas ruas da amargura (com exceção da CM de Aveiro e União de Freguesias da Glória e Vera Cruz), assim como o pedido para obter o Estatuto de Utilidade Pública. Nunca ninguém nos perguntou sobre o que mais necessitamos, é como se não existimos vai para 18 anos, ininterruptamente.
Boa leitura, e envie-nos as suas opiniões vs. Sugestões.
Joaquim Carlos